4 – Como a liderança pessoal e a inteligência emocional ajudam você

Você quer muito continuar em seu emprego, mas brigou com o chefe? Quer subir de cargo e a empatia com os outros funcionários ainda está inadequada? Tenta se conter ao máximo, mas quando vê já falou o que não precisava ou que lhe prejudica?

Controlar seus impulsos é essencial para alcançar metas e objetivos. A liderança pessoal aliada à inteligência emocional funciona como a receita do sucesso para você. Por isso eu escrevi neste post dicas eficientes para unir esses dois fatores. Confira!

Aprenda a liderar seus impulsos

A liderança pessoal também é conhecida pelo nome de autoliderança porque a essência tem a ver com você mesmo. Portanto, siga os passos a seguir para começar a sua caminhada:

  1. Encontre o seu propósito de vida
  2. Entenda qual a preparação necessária para cumprir o propósito
  3. Entre em ação com atitudes eficientes

Após esses passos, o próximo é exatamente aprender como lidar com seus impulsos. Impulsos são ações que você toma rapidamente e que estão diretamente relacionadas com os seus sentidos.

O impulso da fome, faz você comer. O do frio, se agasalhar. O da raiva, jogar para fora com um grito ou mesmo uma discussão. E assim, sucessivamente.

A raiva e o impulso são inimigos da perfeição e, consequentemente, do sucesso.

Use sua inteligência emocional

Liderar suas emoções é adquirir e fortalecer a habilidade em dominar-se emocionalmente em situações previsíveis de seu dia a dia. Por exemplo, um político precisa dominar suas emoções e instintos de atacar um opositor fisicamente em um debate político. Algumas vezes, inclusive, verbalmente.

Em outras palavras, nem tudo o que você sente, as outras pessoas precisam saber ou sentir. Entretanto, para saber como encontrar o equilíbrio emocional você tem que, primeiramente, identificar suas emoções.

Identifique suas emoções

Para identificar suas emoções, as sessões de coach são muito interessantes. Por meio de testes e avaliações, o coach consegue discernir o modo como você reage a situações corrente em seu dia a dia.

Aprenda a ser resiliente

Certamente, em algumas ocasiões você age racionalmente; em outras, emocionalmente e; em poucas, com equilíbrio. E resiliência é exatamente esse equilíbrio. É o agir de maneira a equilibrar suas emoções e a sua razão em relação às diversas situações de sua vida.

Procure ajuda profissional especializada

E, tem profissional melhor para ajudar com resiliência do que um coach? Não tem!

Existem alguns fatores na vida de uma pessoa que o dinheiro não pode pagar. Um profissional dedicado, eficiente e incentivador de seus sonhos, é uma delas. Portanto, realizar sessões de coach é um investimento que vale a pena fazer (e para todas as outras existe mastercard!).

Exerça a liderança pessoal com inteligência emocional

A partir do momento em que você conseguir identificar suas formas de reação a determinadas situações, é preciso modificar o seu padrão de respostas. Assim, repita para você mesmo quais os seus objetivos, qual o seu propósito de vida e pense em como reagir melhor aquilo que lhe desagrada.

As sessões de coach, nesse sentido, são bem interativas e permitem que você pense em alternativas para demonstrar equilíbrio frente a desavenças.

Lembre-se: você precisa liderar os seus impulsos e instintos para chegar onde quer chegar. E agora que já sabe que, para isso, terá que ter liderança pessoal aliada à inteligência emocional, entre agora em contato comigo.