5 – Como conquistar pessoas com uma comunicação eficiente e rápida

Convencer pessoas e manter bons relacionamentos com elas é a chave para uma carreira profissional de sucesso. Principalmente, se a sua carreira estiver relacionada a relacionamento com o público. Por isso, ter uma comunicação eficiente e rápida é essencial.

E, para isso, existem dicas muito interessantes que podem dar um salto de qualidade em sua vida. Se você tem a necessidade de conquistar pessoas para melhorar a sua vida profissional, este post é para você. Continue lendo!

1 – Comunicação não violenta

A comunicação não violenta, também conhecida como comunicação empática se baseia essencialmente no respeito à diversidade. Aqui se fala em diversidade de fala, de cultura, de opções, de profissões.

As crenças de cada pessoa devem ser respeitadas e o pré-julgamento em relação a elas também. Ao praticar a comunicação não violenta:

  • abandone o julgamento que tem a respeito daquela pessoa,
  • respeite a forma como ela é
  • aprenda a se colocar no lugar do outro.

Aplicando esses conceitos, é possível conseguir um relacionamento muito mais interessante e honesto com ela.

Uma dica prática é: preste atenção em sua fala para não passar ao ouvinte a noção de que existe apenas uma resposta. Quando pressionadas, as pessoas costumam não ser honestas.

2 – Comunicação emocional

Quando for falar em público, procure inserir seus ouvintes em uma cadeia de emoções. A comunicação emocional geralmente ocorre por meio do contato físico com o cliente. No entanto, diante das novas leis isso se torna muito complicado.

De maneira que para tocar o outro sem ter contato físico com ele, é preciso um pouco de técnica. Técnicas para aguçar os sentidos básicos como olfato, visão, paladar, tato e, claro, audição.

Uma dica prática é contar histórias. Assim quem escuta se coloca no lugar do personagem principal e passa a sentir as dores e alegrias dele. Passa a torcer pela vitória e o sucesso do personagem, passa a ser uma vitória pessoal.

Os melhores filmes de Oscar despertam esse tipo de sensação no público. E formam heróis e vilões. E todos, todos eles possuem muitos componentes emocionais. Aposte nessa ideia e crie seu próprio filme.

3 – Comunicação eficiente e rápida

A comunicação assertiva é um conjunto de variáveis que se encontram no discurso de quem fala em público. Ao planejar sua fala, procure analisar os seguintes fatores:

Passar a mensagem certa

A mensagem tem a ver com o conteúdo que você quer transmitir. Certifique-se de que esse conteúdo esteja em evidência em seu discurso. Assim os ouvintes terão a impressão correta do que você quer transmitir.

Utilizar a forma certa

Existem muitas maneiras de se enviar um recado, mesmo para um público enorme. A forma certa é aquela em que os ouvintes conseguem compreender todos os detalhes. Por exemplo: a linguagem que você utilizar para falar com seu chefe é diferente da forma como fala com a sua mãe.

Atente-se para os elementos não verbais também como a vestimenta e o tom da voz.

Escolher a hora certa

Sabe aquele ditado que diz que “existem momentos para tudo na vida” ? É aplicável neste ponto. Analise o seu público e perceba o melhor instante para deixar sua mensagem. Para isso, coloque-se no lugar do outro e imagine você dando a notícia.

Programar o lugar certo

Concorda comigo que festa de aniversário em família não é lugar de contar que um tio faleceu? Dependendo da notícia que você quer passar, programe qual o lugar mais adequado e tenha uma comunicação eficiente e rápida.

Conversar com a pessoa certa

Você quer subir de cargo e precisa pedir ao chefe. A pessoa certa para você conversar é o chefe! Deixe de lado a conversa paralela com os colegas de trabalho a esse respeito. Vai que eles também querem uma promoção. E se roubam a sua ideia e chegam ao chefe primeiro?

Conquistar as pessoas pela comunicação eficiente e rápida é uma arte que você pode desvendar. Comece a prestar atenção nas pessoas ao seu redor no dia a dia e aplique essas dicas que eu trouxe. Quer mais dicas? Então aproveite a visita e leia meu post sobre comunicação assertiva.