Uma sacada sobre atendimento

O atendimento ao publico é o momento no qual o seu cliente terá o contato com a sua empresa. Você pode ter uma empresa física ou virtual que inevitavelmente você vai ter clientes para atender. Entenda que cliente fala mal de empresas ou sites que lhe atendem bem e também falam mal das que não lhes ofereceram um atendimento de qualidade. Neste artigo eu vou te dar algumas dicas e falar de uma sacada sobre excelência no atendimento que vai fazer você ficar mais ligado em um pequeno detalhe que fará toda a diferença na qualidade do atendimento aos clientes da sua empresa.

Porque é importante servir ao cliente?

Você já ouviu algum cliente dizer que foi mal atendido alguma empresa ou de repente viu um cliente seu comprando do concorrente? Infelizmente isto acontece muito no mercado. Existem alguns fatores que favorecem este fenômeno, como por exemplo, seu cliente mudou de bairro ou de cidade, um cliente que morreu ou ele ficou sabendo da “fama” do seu atendimento por um outro cliente insatisfeito.

clienteinsatisfeitoEu me criei atras do balcão de uma padaria numa cidade do interior de Goiás e desde cedo aprendi com o meu pai a importância que tem se colocar no lugar de servir ao cliente. No meu entendimento, atender, significa isso mesmo “servir”. Você já se viu naquela situação em que um cliente quer que você faça tudo do jeito que ele quer? Infelizmente isto ainda acontece. e do jeito que anda a cultura do nosso povo, vai continuar acontecer por muito tempo ainda.

Então, a sacada que eu quero te passar é a seguinte: A sua equipe, na maioria das vezes é a responsável pelo resultado que você tem com o seu cliente. Se vende ou não, muito deste resultado é promovida pelo seu colaborador. Pela sua equipe. Entenda que se o seu colaborador não está motivado, certamente ele não será um bom “servidor”.

Um exemplo de atendimento

Vou te contar uma pequena história que aconteceu comigo. Certa vez, cheguei em um local pra comprar um produto. O balcão estava cheio de gente querendo ser atendida e quem veio me atender, chegou repentinamente. A forma como ela me saudou, transpareceu que  ela estava preocupada com algo.

Chegou querendo organizar uma fila, que por ter tantos clientes naquele momento, não estava organizada. Porém, o que mais impressionou foi o tom de voz com que ela falou comigo.

mau_atendimento

Sua equipe precisa entender que o seu cliente não tem nada a ver com os problemas pessoais de qualquer profissional que trabalha na sua empresa. Muito menos com o humor do chefe naquele dia. Comportamentos como este, afastam o seu cliente da sua empresa e fortalecem o seu concorrente. Se é isso que você quer fazer, fique a vontade. 

O cuidado que você precisa ter com a sua equipe, é constante.

Como expliquei neste artigo sobre a receita do sucesso, as pessoas que mais se destacam, possuem um comportamento em comum. O aprimoramento constante. Se você quer fazer realmente a diferença no seu mercado, você precisa inserir na sua cultura empresarial esta prática.

Resumindo

O empreendedor, precisa dar o exemplo, pois ele é quem deve ser o primeiro a se aprimorar. O colaborador de uma empresa virtual ou física, terá o exemplo do seu líder e se interessará a fazer esta melhoria.

Talvez, eu esteja escrevendo este artigo para balconista que me atendeu mal. Mas eu tenho minhas dúvidas se ela se interesse ler algo que fale de aprimoramento…

Eu acredito que ao ler este post, você aprenderá um jeito de não atender. Esta é a sacada sobre atendimento que eu queria compartilhar com você.

Pense nisto! Espero que com esta sacada de hoje, você possa cativar cada vez mais clientes.

Seu produto pode ser o melhor da sua cidade, porém se o atendimento deixar a desejar, seu cliente poderá comprar do seu concorrente. 

Se você gostou deste artigo, não esqueça de cadastrar seu email  para sempre ser avisado(a) sobre os novos conteúdos!

Você deseja aprender a atender com excelência e aumentar as suas vendas? Conheça o treinamento corporativo de motivação atendimento, marketing e vendas. Clique aqui embaixo e saiba mais!