Como tornar sua empresa uma referência no mercado – OK

Responda rapidamente a estas perguntas: “Qual a primeira marca de refrigerante que lhe vem à cabeça? ”, “Qual cola que cola quase tudo? ”, “O que é que tem mil e uma utilidades? ”. Se as suas respostas foram: coca-cola, superbonder e bombril, você acertou. E a ideia é exatamente essa: que o seu cliente acerte o nome de sua empresa ao ser perguntado pelo ramo em que ela atual ou pelo produto que ela vende.E, para tanto, você precisa de uma marca forte, confiável e com autoridade no mercado. Neste post separamos os dois passos para que a sua empresa se torne referência no mercado. Continue lendo!

O que é branding?

A palavra brandind pode ser livremente traduzida como gestão de marcas. Em outras palavras, é todo o processo de construção da imagem que a sua marca passa para o seu cliente.

Esse processo inclui desde o posicionamento da marca no mercado até a forma como será realizado o atendimento ao cliente.

A partir da definição do branding, grandes empresas programam e contratam os serviços de marketing para colocar suas marcas no mercado. Essa estratégica, no entanto, é bastante cara e, portanto, inviável para as micro, pequenas e médias empresas. Se um desses tipos se encaixa na sua empresa, continue lendo para saber como se tornar referência no mercado sem investir uma fortuna em marketing.

Invista em comunicação.

O primeiro passo é investir em comunicação. Na atualidade, vivenciamos um movimento de intensas relações e de relações intensas.As pessoas, ampliaram suas conversas, aproveitando as facilidades promovidas pela tecnologia.Segundo a Content Trends 2016, 81,4% das empresas investiram em marketing para redes sociais e aumentaram em quatro vezes o acesso às suas páginas.

E, mesmo que você não seja adepto de redes sociais, quem é que não sabe o que é WhatsApp?

Portanto, para que sua empresa aumente a visibilidade, precisa investir em comunicação, especialmente de redes sociais e WhatsApp. E a forma de comunicar também mudou.

Existe uma jornada de compra para todos os produtos, que é o caminho que o comprador faz até chegar a adquirir efetivamente o produto que você vende.

Entenda a jornada do comprador passo a passo

Primeiramente, você precisa atrair o futuro cliente para o seu site. Uma estratégia interessante é apresentar superficialmente assuntos que sejam do interesse do cliente e que se liguem, direta ou indiretamente ao produto que você quer comercializar.

Contar um problema: Se você tem uma empresa de vestuário, por exemplo, é hora de contar ao seu cliente que o frio está chegando.

Quando o cliente entra em contato com o site de sua empresa, é hora de dizer a ele que ele tem um problema e, aos poucos, ir mostrando quais as soluções. Assim, o cliente, passa a considerar a possibilidade de adquirir um novo produto.

Problema e solução: diversos tipos de agasalhos, uma é mais apropriado.

Por último, você precisa mostrar que o seu  tem diferenciais e isso o torna a melhor relação custo-benefício para aquilo que o cliente quer comprar.

 

Ganhe da concorrência: seu casaco atende a todas as necessidades do cliente, vale o preço pedido e ainda tem um diferencial.

 

Para realizar todos esses processos, invista em comunicação e em produção de conteúdo. Lembre-se: o FOCO de todo esse marketing está no que o cliente quer e não no produto que a empresa quer vender.

Conheça o seu cliente

Com a ideia de investir em comunicação na mente, antes de montar qualquer material, é preciso saber a quem ele se destina, para que você possa encontrar a linguagem mais apropriada para atingi-lo.

Assim, o segundo passo é montar a sua persona, que é uma representação semifictícia de seu cliente ideal. Procure saber:

  • Quem compra de você?
  • Como compra?
  • Onde compra
  • Porque compra?

Aquela antiga frase de “Atender ao cliente como você gostaria de ser atendido” tem hoje uma modificação de foco: “Atender ao cliente como ele gostaria de ser atendido”.

Conheça o seu cliente e aprimore a comunicação com ele e certamente, a sua empresa será a melhor resposta para quando perguntarem a respeito de seu ramo.

Pronto para tornar a sua empresa uma referência no mercado? Conte para a gente o que você faz.