Você sabe porque seus clientes compram? – OK

O atendimento ao cliente mudou e você provavelmente já descobriu isso da maneira mais árdua possível: perdendo clientes. Cumprir o antigo jargão de que “você deve atender o seu cliente como gostaria de ser atendido”, parece insuficiente para aumentar as vendas no mercado atual.

E, é bem possível que você já tenha atendido ao cliente seguindo a essa norma e o resultado tenha sido uma sucesso de fracassos: Seu cliente não comprou, você ficou sem comissão  e no final do mês, seu dinheiro não deu nem para pagar as suas contas!

Você sabe porque isso aconteceu?Porque, atualmente, para vender, é preciso entender o motivo que leva as pessoas a comprarem. Neste vídeo, vamos explicar direitinho porque as pessoas compram e o que elas esperam de você quando entram em sua loja. Confira!

O que as pessoas procuram ao entrar em sua loja?

Hoje em dia, com as notícias que a mídia publica falando sobre crise, dificilmente você terá em sua loja um cliente do tipo que olha e escolhe tudo de mais caro.

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Você precisa entender que o mercado está muito diferente do que vivíamos há cinco anos. 

O seu cliente tem uma necessidade a ser satisfeita e para satisfazê-la, ele busca algo para solucionar aquele problema, aquele incômodo que ele está sentindo. Você pode acreditar que o processo de venda dependa da loja ou até mesmo do produto que você está vendendo, mas na verdade, seu cliente não está muito afim de um produto, muito menos de uma loja. Ele está afim é de uma solução que satisfaça a sua necessidade.

O seu cliente está afim de uma satisfazer uma necessidade dele.

Como satisfazer a necessidade de seu cliente?

Deixa eu te explicar melhor:  Certa vez, uma mãe recebeu um convite de aniversário de um amiguinho do seu filho. Quando se deu conta, as roupinhas do seu filho, estavam bem “surradinhas”.

Ela pensou: E agora? Não dá para ir em uma festinha dessas com roupinhas tão velhas. Vou ter que comprar roupas novas! O incômodo estava em não ter uma roupa adequada para o seu filho.

Imagine ele chegar em uma festinha parecendo uma criança mal cuidada?! Então aquela mãe vai para rua procurar roupinhas novas para comprar. Entende que aquela mãe não foi exatamente comprar roupas?

Ela saiu de casa para solucionar um problema: não passar um vexame em uma festinha de aniversário. Imagine se todas as outras mães falassem da roupa do seu filho!

Da próxima vez que um cliente entrar em sua loja,  procure descobrir o que ele (ou ela) está precisando solucionar. É claro que você não vai perguntar “qual é o seu problema, né”.

De que forma você deve iniciar o atendimento ao cliente?

Comece o seu atendimento com uma conversa sem aquele interesse de vender e procure realmente entender, compreender qual problema que o seu cliente está precisando solucionar. 

Comece o atendimento com um bate papo informal, depois disto, pergunte algo do tipo:

  • “O que lhe trouxe à nossa loja hoje?”;
  • “Em que posso te ajudar?”
  • “Qual o produto especial que você está procurando hoje?”

Só então você começará a demonstrar os produtos mais adequados à necessidade de seu cliente. 

Tenho certeza que em sua loja tem o produto ideal para o seu cliente.  Às vezes ele não sabe, mas você pode saber.

Espero que o seu próximo atendimento, seja uma experiência memorável paro o seu cliente e que você, ao invés de vender, procure servir, entendendo o que ele (ou ela) quer e apresentando a solução ideal para a necessidade dele.

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Faça o que você faz tão bem, que as pessoas vão querer vê-lo novamente, e vão trazer seus amigos”. Walt Disney

 

 

r.

Steering from the Crozetts, we fell in with vast meadows.